Projeções para a prática de gerenciamento de projetos

Estamos passando atualmente por um período de instabilidade na economia mundial e por diversos fatores internos (como a cria hídrica/energética) e fatores externos (como o fraco desempenho da economia chinesa e a queda no valor do barril de petróleo), a crise chegou no Brasil para valer. E infelizmente a perspectiva para os próximos 2 a 3 anos não é dos melhores. Mas como fica o mercado para gerentes de projeto neste ambiente?  Quais são as áreas que irão mais demandar conhecimentos de gestão de projetos nos próximos anos?

Toda crise é um período de muitas incertezas, mas que possui algumas boas oportunidades para quem está atento. E com essa não é diferente. No campo de projetos de grande porte, a tendência é que tenhamos no espaço de 1 a 2 anos o aparecimento de novos projetos de usinas geradoras de energia. Essas usinas serão predominantemente termoelétricas ou eólicas uma vez que já temos algumas grandes hidroelétricas em construção. Outro ramo que deve receber uma atenção especial é o de linhas de transmissão. Boa parte do risco energético a que o país está sujeito é em função do déficit de linhas de transmissão para interligar os diversos ativos da malha elétrica. Já nos projetos corporativos de médio e pequeno porte, os projetos que irão se destacar serão aqueles focados em otimização da produção e de redução de custos. E como fica o papel do gerente de projetos nesse cenário? Mais importante do que nunca, pois em um ambiente de recursos escassos, uma boa gestão dos recursos da empresa é essencial para que se possa fazer mais com menos. Muito útil nesse momento também é conhecer bem os conceitos e ferramentas de gestão de portfólio para ajudar as organizações na difícil tarefa de reduzir orçamentos sem aumentar o chamado custo de oportunidade (não aproveitar uma oportunidade de negócio pode ser considerado como um custo para a organização)

Mas existe sim uma luz no fim do túnel. Projeções feitas pelo Itaú BBA (https://www.itau.com.br/itaubba-pt/analises-economicas/projecoes) mostram uma retomada do crescimento nacional a partir de 2017, com taxa de crescimento anual de aproximadamente 2% ao ano. E quem serão os carros chefe desse crescimento? Bom, um deles será o setor de óleo e gás, e sua cadeia de suprimentos, que hoje está passando por seu inferno astral. Mas essas dificuldades são conjunturais e deverão ser superadas nos próximos dois a três anos como resultado de um conjunto de medidas para reforçar a governança interna das empresas e de uma elevação nos preços do barril de petróleo em função do crescimento da população global. Já no ambiente corporativo, o foco será nos projetos de crescimento, seja por aumento da capacidade produtiva, seja pela fusão ou aquisição de outras empresas concorrentes que não irão sobreviver à tempestade.

Tanto no curto quanto no médio e longo prazo, haverá sempre a necessidade de gerentes de projeto qualificados e que demonstrem na prática seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Porém, em um ambiente altamente competitivo e com um possível aumento na disponibilidade de profissionais, é imprescindível que o gerente de projeto desenvolva habilidades que possam diferenciá-lo dos demais profissionais do mercado.

2 comentários em “Projeções para a prática de gerenciamento de projetos

  1. Temos que plantar esta semente de “Bons Tempos irão chegar !!!”

    A Economia é cíclica, e não consegue manter o nível de aceleração o tempo todo.
    E acontece esta desaceleração, conjugada com várias crises de mercado (petróleo, minério de ferro, etc.) e de serviços, desaceleração da China, além de uma estabilidade política-gerencial no Brasil, faz com que o nível de investimento fique suspenso.

    O problema maior é uma tendência de baixar a nossa expectativa.
    A mídia jornalística é tendenciosa.
    ( Eu agora leio, diariamente, o que os correspondentes da BBC e Reuters escrevem, para não contagiar com a nossa imprensa …)

    Vamos torcer que estejamos todos salvos no final desta crise, com grandes oportunidades (parafraseando o ideograma chinês …) !!!

    1. Olá Silvestre, concordo totalmente com você!

      Precisamos manter o otimismo e o foco pois, as oportunidades existem!

      Peter Druker já falava que toda economia e organização passa por ciclos de
      alta e baixa…

      Obrigado pelo comentário!

      abs,
      Rogerio Toscano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *