Academia SAP é o suficiente?

Quando eu comecei a trabalhar com SAP a 17 anos atrás, eu tinha apenas alguns meses como usuário final do sistema. A demanda era tão grande que eu fui contratado por uma grande consultoria que me pagou uma academia SAP de FI/CO.

Em seguida, eu fui para a vida real! Eu trabalhei 2 meses preparando material de treinamento e  logo em seguida,  virei líder de CO (Controlling) era responsável sozinho por conduzir a implementação do sistema.

O que eu aprendi na academia foi importante para eu me situar e saber algumas funcionalidades básicas mas, não era o suficiente para eu implementar o módulo CO.

Eu tive que estudar muito, ficar até de madrugada praticamente todos os dias da semana durante uns 3-4 meses, além de fazer relacionamento com outros profissionais SAP que me ajudaram muito. E mesmo assim, só no terceiro projeto eu entendi totalmente o que eu estava fazendo.

Eu só me tornei um profissional SAP depois que eu entrei a fundo no sistema configurando os processo reais de uma empresa e fazendo várias simulações para endenter o que estava acontecendo.

Eu também tive que aprender o dia a dia do projeto, os termos do mundo SAP, as metodologias e principalmente, eu tive que de desenvolver minhas habilidades de comunicação, solução de prolemas e trabalho em equipe.

Muitos executivos que hoje contratam no mundo SAP, tiveram histórias parecidas com a minha e sabem que só a academia não é o suficiente.

Por isso, muitas vezes as pessoas que foram usuários finais conseguem vagas mesmo sem academia e o profissional que só tem a academia SAP não consegue entrar no mercado.

Se você nunca trabalhou com SAP,  a academia é no mínimo um bom começo mas, não garante o seu sucesso profissional.

O aprendizado vem com a experiência prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *